top of page
Cerimónias e Eventos 2023-2024
Tomada de Posse 2023
Tribunal da Relação do Porto, 7 de Setembro de 2023
No passado dia 7 de Setembro de 2023, realizou-se a tomada de posse dos novos juizes desembargadores, movimentados para esta Relação no âmbito do Movimento Judicial Ordinário de 2023.
A cerimónia teve lugar no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto e contou com as intervenções do Exmo. Presidente do Tribunal da Relação do Porto, José Igreja Matos e da Exma. Senhora Juiz Desembargadora, Anabela Morais.
1 Tomada Posse 2023
Visita da AEFDUP
Tribunal da Relação do Porto, 4 de Outubro de 2023
No dia 4 de outubro, o Exmo. Senhor Presidente do Tribunal da Relação do Porto recebeu uma delegação de Estudantes da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
A visita incluiu uma palestra proferida pelo Exmo. Senhor Presidente do Tribunal da Relação do Porto sobre diversos temas que incluíram as funções e as competências do Tribunal da Relação do Porto no contexto da organização judiciária, bem como a atividade do Juiz, perspetivas e desafios.
Foi ainda, proporcionada uma visita guiada às instalações do Palácio da Justiça do Porto.
agradecimento da AEFDUP no Instagram
1-A visita AEFDUP
2 sojourn
MUSICAL SOJOURN IN PORTO
Tribunal da Relação do Porto, 10 de Outubro de 2023
No passado dia 10 de outubro, o Exmo. Senhor Presidente do Tribunal da Relação do Porto recebeu no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto o Concerto Acústico inserido no Musical Sojourn in Porto, que decorreu de 9 a 15 de outubro em diversos espaços emblemáticos da cidade do Porto.
Apresentação do livro "ALVORADA"
Tribunal da Relação do Porto, 11 de Outubro de 2023
Decorreu no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto a apresentação do livro “Alvorada” da autoria do Exmo. Senhor Juiz Conselheiro Custódio Montes, pelos Exmos. Senhores Juiz Conselheiro Pires da Rosa e Professor Doutor José Machado.
Seguiu-se um momento musical da responsabilidade do Pianista Rui Mesquita e Solista Nuno Montalto, terminando com Fados de Coimbra.
3 Alvorada
4 Camilo
Visita de Comitiva de 50 Americanos
Tribunal da Relação do Porto, 13 de Outubro de 2023
3-A 50 americanos
4 Camilo
O Triângulo de Camilo
Tribunal da Relação do Porto, 16 de Outubro de 2023
No passado dia 16 de outubro, o Tribunal da Relação do Porto participou na iniciativa "Triângulo de Camilo" juntamente com a Livraria Lello e o Centro Português de Fotografia, no âmbito da Celebração dos 162 anos da absolvição de Camilo Castelo Branco e Ana Augusta Plácido do crime de adultério.
A visita foi dirigida pelo Exmo. Senhor Professor Doutor Joel Cleto que ao longo do percurso, iniciado no Salão Nobre deste Tribunal e que terminou na Livraria Lello, passando ainda pelas instalações do Centro Português de Fotografia, foi explicando as diversas vicissitudes do processo em causa e das personalidades nele envolvidas.
No âmbito desta celebração houve lugar ainda a intervenções finais por parte do Presidente do Tribunal da Relação do Porto, Dr. José Igreja Matos, do Exmo. Senhor Professor Doutor José Manuel Oliveira, Diretor do Centro de Estudos Camilianos, e por parte do Real Gabinete de Português de Leitura do Rio de Janeiro da Exma. Senhora Professora Doutora Ida Alves.
18 anos do nosso tribunal
Tribunal da Relação do Porto, 20 de Outubro de 2023
O espaço temporal é o compreendido entre 21/09/2005 e 27/09/2023.
Perfazendo 18 anos, portanto.
Estamos perante 1491 processos no total, e 1604 recursos (alguns processos correspondem a mais do que um recurso, e por sua vez, outros respeitam a procedimentos ou incidentes em que não está em causa recurso).
Pelo grande espaço temporal que abrange e pelo facto de se ir além dos abstractos números, especificando-se o tipo de decisão e o respectivo resultado, constitui uma amostragem muito significativa do trabalho do nosso Tribunal e da tipologia e percentagem de êxito dos recursos.
Trata-se, aqui, de se dizer o que foi feito e quais os seus resultados.
Resultados que, é preciso dizê-lo, são o que interessa para a Comunidade em geral, e em particular para as vítimas ou para os seus familiares (no caso de crimes contra as pessoas), para os lesados (nos crimes patrimoniais), para os ofendidos (nos crimes contra a honra), e, é claro para aqueles a quem é imputada a prática do crime.
Assim, do total de recursos, foram providos/parcialmente providos 506, portanto a percentagem de êxito é de 31,55%.
Foram não providos 953, logo a percentagem de improcedência é de 59,41%.
Foram objecto de declaração de nulidade/reenvio apenas 29, numa percentagem de 1,81%.
Foram proferidas 191 decisões sumárias por manifesta improcedência, causa extintiva da Instância, outras causas, das quais não foram objecto de reclamação 116 (não incluídas na soma dos providos e dos não providos e nulidades/reenvios, perfazendo 7,23%).
Quanto aos tipos de crime objecto de recurso, o maior número respeita aos crimes rodoviários, num total de 184 (11,05%).
Seguem-se as ofensas à integridade física, num total de 92 (5,07%); violência doméstica num total de 69 (4,03%); roubos num total de 53 (3,03%); abuso de confiança e fraude fiscal num total de 52 (3,02%); homicídios num total de 44 (2,7%).
Por último, os recursos para o Tribunal Constitucional foram 38 (2,04%) dos quais 37 (97,04%) foram objecto de indeferimento liminar confirmado pelo T.C. após reclamação, tendo sido admitido e ordenada o envio para o T.C. apenas 1.
De toda esta actividade, é possível retirar algumas conclusões:
─ No respeitante a Sentenças e Acórdãos, as partes mais vezes alteradas são a decisão sobre a matéria de facto e a determinação da espécie e medida da pena.
A qualificação jurídica foi objecto de alteração numa percentagem bem menor.
─ Os textos das decisões da 1.ª Instância (são esses os objecto de reexame), revelam-se no geral, desnecessariamente extensos, com demasiadas explicações teóricas, e muitas vezes, pouca concretização; toda essa extensão é, enormemente, incrementada pela produção informática dos textos, e o denominado “copy paste”.
Essa extensão raramente se mostra proporcional ao acerto da decisão, e prejudica a sua compreensão pelos interessados (sem formação jurídica) ou por quem quer que os leia.
─ A percentagem de declarações de nulidade ou reenvio, foi diminuta, 1,81%, procurando-se respeitar o nosso modelo de recursos (e tradição histórico-jurídica), que é um modelo de substituição e não de cassação; ou seja não se restringindo a uma mera actividade revogatória com devolução ao Tribunal inferior, mas efectuando um reexame da decisão, mantendo-a ou alterando-a, assim a substituindo por outra.
─ Os crimes rodoviários são aqueles a que respeita o maior número de recursos, destes predominando os recursos de condenação pelo crime de condução em estado de embriaguez (111, 6,09%), o que é explicado pela existência da pena acessória de proibição de conduzir.
─ Não comportando o nosso sistema de fiscalização concreta da constitucionalidade, o “recurso de amparo”, ou “queixa constitucional”, a maior parte dos recursos para o Tribunal Constitucional visa a revisão e alteração da Sentença condenatória, o que justifica a enorme percentagem (97,04%) de indeferimentos liminares, confirmados pelo Tribunal Constitucional.
Porto, 18/10/2023
José Piedade
5 Piedade
Documentação
Tabela Estatística em PDF
Texto Explicativo em PDF
6 Brasileiros
Comitiva de magistrados brasileiros
Tribunal da Relação do Porto, 24 de Outubro de 2023
O Exmo. Senhor Presidente do Tribunal da Relação do Porto e o Exmo. Senhor Juiz Desembargador, Dr. Horácio Correia Pinto receberam uma comitiva de Magistrados Brasileiros, presidida pelo Exmo. Senhor Juiz Desembargador, Dr. Geder Gomes, do Poder Judiciário da Bahia.
No Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto decorreu uma apresentação sobre a Jurisdição Administrativa Portuguesa pela Exma. Senhora Juíza Desembargadora, Dra. Ana Cristina do Patrocínio, Magistrada do Tribunal Central Administrativo Norte.
Apresentação do Livro
A Execução de Penas e Medidas na Comunidade
Tribunal da Relação do Porto, 9 de Novembro de 2023
Decorreu no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto a apresentação do livro “A EXECUÇÃO DE PENAS E MEDIDAS NA COMUNIDADE - PROBATION, VIGILÂNCIA ELECTRÓNICA E JUSTIÇA JUVENIL - NO FUTURO DIGITAL.
O momento musical esteve a cargo da Pianista Patrícia Costa.
7 Execução de Penas
Vídeos da cerimónia
Cortesia JustiçaTV
Pianista Patrícia Costa: https://justicatv.com/flv/gx66obJLvk7QTYGbvv7uNtTu5.mp4
José Igreja Matos: https://justicatv.com/flv/4aBNeKrEWuPHiSIQVgb2WzRxZ.mp4
Nuno Franco Caiado: https://justicatv.com/flv/BmIBp4qeCAvZa2x6TXbuFhVDB.mp4
Isabel Antunes: https://justicatv.com/flv/nayhRhMwUIVWWicEZC8cF8T6Q.mp4
Jorge Langweg: https://justicatv.com/flv/YbKwHzuZWPGdJD432WeG8bgnu.mp4
Debate: https://justicatv.com/flv/W6oN3JFwyyqowKyHM54jwSXua.mp4
Pianista Patrícia Costa: https://justicatv.com/flv/rEomGpxznheX8EytomPTGqwsU.mp4
Apresentação do Livro "ALEGAÇÕES FINAIS" de Carlos Querido
Tribunal da Relação do Porto, 16 de Novembro de 2023
Decorreu no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto a apresentação do livro “Alegações Finais", da autoria do Senhor Desembargador Jubilado, Dr. Carlos Querido.
A apresentação do livro esteve a cargo do Exmo. Senhor Presidente do Tribunal da Relação do Porto, Dr. José Igreja Matos.
O momento musical foi protagonizado pelo grupo "Audiência Prévia", composto na íntegra por magistrados judiciais.
8 alegações finais
Vídeos da cerimónia
Cortesia JustiçaTV
Eleonora Viegas: https://justicatv.com/flv/2YL826QUufFABkbRQ3Tr6Mj5D.mp4
Audiência Prévia: https://justicatv.com/flv/J7STZfhhUB4nwveeVYu8jILIF.mp4
Eleonora Viegas: https://justicatv.com/flv/BDVkErKU6CC5LLYsQiihY6use.mp4
José Igreja de Matos: https://justicatv.com/flv/b2evy75XEwhMqs4RidrdIr4Ub.mp4
Carlos Querido: https://justicatv.com/flv/3EZGXw2YGzATCUYeEoxT6WbHj.mp4
Eleonora Viegas: https://justicatv.com/flv/e2eBjgQR3EGsYeWPCMPVDw3X6.mp4
9 Rosmaninho
Prémio Teresa Rosmaninho
Direitos Humanos, Direitos das Mulheres
Tribunal da Relação do Porto, 24 de Novembro de 2023
O Tribunal da Relação do Porto recebeu a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas para a entrega do “Prémio Teresa Rosmaninho - Direitos Humanos, Direitos das Mulheres”.
O Júri deliberou atribuir aquele Prémio ao estudo intitulado “A responsabilidade penal médica no exercício da ginecologia. Que caminho para os maus tratos ginecológicos como Violência de Género”, apresentado pela Mestranda em Ciências Jurídico-Criminais, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Mariana Marques da Fonseca.
Histórias da AJUDARIS'23
PAZ
Tribunal da Relação do Porto, 5 de Dezembro de 2023
No dia 5 de dezembro, o Senhor Presidente do Tribunal da Relação do Porto recebeu no Tribunal da Relação do Porto a apresentação das “Histórias da Ajudaris ’23 – PAZ”.
Na sessão de apresentação o momento musical foi da responsabilidade do Pianista Marco Figueiredo e na Cerimónia participaram várias Escolas, a destacar o Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, Externato Santa Margarida e o Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas.
Após, decorreu a entrega do diploma de participação nas “Histórias da Ajudaris ’23 –PAZ” pela Senhora Diretora da Ajudaris, Dra. Rosa Mendes e a sessão de autógrafos dos Pequenos Autores.
10 ajudaris
Congresso
Novas Formas de Governança Global/As Novas Tecnologias e o Direito/Democracia e Paz
Tribunal da Relação do Porto, 13 de Dezembro de 2023
No dia 13 de Dezembro, o Tribunal da Relação do Porto promoveu, em parceria com a Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa, o Congresso subordinado ao tema "Novas Formas de Governança Global/As Novas Tecnologias e o Direito/Democracia e Paz".
Entre outros ilustres participantes, a iniciativa contou também com a presença do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, o Exmo. Senhor Conselheiro, Henrique Araújo.
11 Governança
Vídeos do congresso
Cortesia JustiçaTV
José Igreja Matos: https://justicatv.com/flv/wdhtTFs2pS5mavRpUFbiQFbPL.mp4
Maria Dolores da Silva e Sousa: https://justicatv.com/flv/26nLhGvmobKmx5o7BnaJkNrzk.mp4
Lina Baptista: https://justicatv.com/flv/JTwdvA36BnxMvmyBRr4zIHLIc.mp4
Horácio Correia Pinto: https://justicatv.com/flv/AYdSxt6Azm7QXypXKBRD2pNhd.mp4
José Igreja Matos: https://justicatv.com/flv/6gsiAPXbJ8bnvfgWg4Rv3vIyR.mp4
Rui Moreira: https://justicatv.com/flv/3aZGi5f3dJb6itYs7cmnpmZDF.mp4
Henrique Araújo: https://justicatv.com/flv/VSHiFVAqrBmDvNkJzHb875rzI.mp4
Visitas de Estudo ao Tribunal da Relação do Porto
Tribunal da Relação do Porto, 18, 19 e 25 de Janeiro de 2024
No âmbito da Relação de Cooperação, o Exmo. Senhor Presidente do Tribunal da Relação do Porto recebeu no dia 18 de janeiro a visita dos Docentes e Alunos do ISVOUGA – Curso de Solicitadoria,
no dia 19 de janeiro recebeu uma visita do Núcleo de Estudantes de Direito e Relações Internacionais da Universidade Portucalense e
no dia 25 de janeiro uma delegação de alunos da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona do Porto.
Apresentação do livro, "A VIDA NA SELVA"
da autoria do Exmo. Senhor Juiz Conselheiro, Dr. Álvaro Laborinho Lúcio
Tribunal da Relação do Porto, 5 de Março de 2024
No dia 5 de março, no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto, decorreu a cerimónia de apresentação da obra “A Vida na Selva”, da autoria do Exmo. Senhor Conselheiro, Dr. Álvaro Laborinho Lúcio.
Evento largamente participado, com lotação totalmente preenchida.
A Cerimónia contou com as intervenções do Exmos. Senhores Presidente do Tribunal da Relação do Porto, Diretor da Quetzal Francisco José Viegas e Dr. Carlos Magno.
As leituras foram da responsabilidade de Minês Castanheira.
12 vida selva
Vídeos da apresentação do livro
Cortesia JustiçaTV
Sofia Lourenço - https://justicatv.com/flv/oQza8maf4BMcp2n8IPik5Zpgj.mp4
Minêz Castanheira - https://justicatv.com/flv/7TfxrrAYV7aQWaX4vCzAbWHos.mp4
José Igreja Matos - https://justicatv.com/flv/NGPWLEPu3aabi56dMauLMqp34.mp4
Francisco José Viegas - https://justicatv.com/flv/jMvbNXxy43W7m6GKqJxYEUJQ8.mp4
Carlos Magno - https://justicatv.com/flv/PWgPmp4HcwsuZiHgIRen7IsBC.mp4
Álvaro Laborinho Lúcio - https://justicatv.com/flv/LPwGPJQkS4RK4xLk8GKXDJMii.mp4
Conferência
Stress e Burnout, Prevenção e Bem Estar
Tribunal da Relação do Porto, 14 de Março de 2024
Realizou-se no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto a conferência subordinada ao tema "STRESS E BURNOUT - PREVENÇÃO E BEM ESTAR", a qual contou com a presença do Dr. João Paulo Dias e a Dra. Paula Casaleiro do Observatório Permanente da Justiça, com a Psicóloga Maria Inês Costa e com a moderação da Exma. Senhora Desembargadora Lina Baptista.
13 Burnout
Vídeos da conferência
Cortesia JustiçaTV
José Igreja Matos - https://justicatv.com/flv/6gqUnd6bcbIRBwPRcLKJUqWYk.mp4
Lina Baptista - https://justicatv.com/flv/5jGgrwptr5m3CFBNkdVVQegjz.mp4
Maria Inês Costa (1 de 2) - https://justicatv.com/flv/5i7AoxnuVcXtzXxjCIziAgxNb.mp4
Maria Inês Costa (2 de 2) - https://justicatv.com/flv/gdoBF8skpmDLUJVp2oyJ8357A.mp4
Debate - https://justicatv.com/flv/bxyQEwdGLGJWpc4Am5EcWpwpo.mp4
Dia Internacional dos Museus
Tribunal da Relação do Porto, 18 de Maio de 2024
No âmbito do Dia Internacional dos Museus, realizou-se no dia 18 de Maio, um percurso guiado, subordinado à expressão "MANDAR ÀS MALVAS".
A autoria da iniciativa é tripartida entre o Museu do Conflito, Centro Português de Fotografia e Museu do Centro Hospitalar do Porto, o "Triângulo da Cordoaria".
17 DIM
Apresentação da Revista Fronteira
Coordenação de Luís Eloy Azevedo
Tribunal da Relação do Porto, 23 de Maio de 2024
18 fronteira
II Encontro Luso-Espanhol
Tribunal da Relação do Porto, 6 a 8 de Junho de 2024
De 6 a 8 de Junho, decorrerá nas cidades do Porto e Guimarães, o II Encontro Luso-Espanhol de juízes, fruto de uma parceria entre os Tribunais da Relação do Porto e de Guimarães e o Tribunal Superior de Xustiza de Galicia.
Ao longo destes três dias, cerca de 90 magistrados judiciais partilharam as experiências dos dois países na área da justiça e debatem temas relevantes para o exercício da profissão.
20 encontro luso espanhol
Exposição, Palestra e Concerto
Tribunal da Relação do Porto, 27 de Junho de 2024
Teve lugar no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto um triplo evento, subordinado ao tema "Reconhecimento e Gratidão - A Liberdade na Falerística".
A cerimónia contou com a presença da Senhora Embaixadora da Ucrânia e para o Senhor Presidente da Associação Portugal Ucrânia.
21 falerística
Homenagem aos Senhores Desembargadores Jubilados
Tribunal da Relação do Porto, 10 de Julho de 2024
Realizou-se no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto a homenagem anual aos Senhores Juizes Desembargadores que se jubilaram durante o último ano judicial.
22 jubilados
bottom of page